Diminuindo distâncias entre quem produz e quem veste.
SICA entende que são nas primeiras etapas do design de um produto que as decisões mais importantes a serem tomadas acontecem, as quais irão influenciar cada pessoa assim como o meio ambiente.
Para encontrar soluções, a SICA inicia seu trabalho com cuidadosos processos de pesquisa. Verificando as situações sociais e ambientais mais atuais dentro do setor têxtil. Destacando problemas como desperdício de recursos, precárias condições de trabalho e ciclo de vida dos produtos. Pesquisando maneiras de motivar métodos de trabalho mais responsáveis e transparentes.
Em um mundo que infinitamente consome seus próprios recursos naturais– causando problemas catastróficos ao meio ambiente e ao bem estar do ser humano — reciclar e reutilizar têm aumentado sua importância em diferentes níveis como uma causa global humana.
É dentro do processo de produção, e do comportamento frente ao ciclo de vida dos produtos que o enorme desperdício de tecidos acontece. Esse desperdício frequentemente acaba sendo jogado em aterros sanitários, e apenas pequenas partes acabam sendo vendidas para reciclagem. Enquanto esse desperdício continua a se somar indefinidamente, torna-se cada vez mais necessário que designers especializem-se na utilização, ou melhor re-utilização desses materiais descartados.
A SICA se concentra no resgate destes resíduos têxteis e os transforma em matéria prima nas mãos do próprio setor que os gera.
Resolver problemas está no coração do processo de up-cycling.
Os restos da moda descartável atual são transformados em objetos de moda consciente. Transformando retraços de tecido em produtos ricos e únicos. Através da harmonização do design consciente com artes tradicionais e mutua cooperação.
SICA esforça-se para reaproveitar completamente seus materiais, a partir de de modelagens zero waste, e modelando produtos diretamente nos teares. Também é cuidadosamente considerada a energia utilizada em cada processo de produção.
UMA SOLUÇÃO ATRAVÉS DO ARTESANATO TRADICIONAL +
Preservar o artesanato tradicional – utilizando resíduos têxteis – o que empodera o artesão.
SICA colabora com artesãos habilidosos como meio de não apenas apoiá-los como indivíduos de valor dentro de um ambiente de trabalho justo, mas também ajuda na preservação de seu ofício tradicional.
As vendas de produtos SICA fornecem o apoio necessário para a comunidade local de artesãos se sustentar e crescer. Ajuda-os a desenvolver suas habilidades, enquanto cria postos e eleva as condições de trabalho.
Simone, fundadora da SICA tem um papel importante ao treinar e monitorar os artesãos locais durante toda a confecção dos produtos da marca.
TECIDOS CLIPPING UP
A linha SICA Proudly made in Bangladesh é feita de acessórios funcionais e objetos para a casa, unicamente tecidos à mão.
Os restos da produção em massa de vestuário são adquiridos nas fábricas em forma de clipping e colocados nas mãos de artesãos qualificados em regiões rurais no Norte de Bangladesh.
A parceria entre a SICA e os artesãos levou ao desenvolvimento de um tecido up-cycled único, inovador e durável.
A interpretação única do tecelão mostrado dentro de cada tecer.
Os retraços de malharia são tecidos e unidos uns aos outros nos tradicionais teares. Estes teares têm uma configuração simples em comparação com as técnicas alternativas de reciclagem industriais. Este processo de fabricação demanda pouca energia, não requer água ou outros corantes, uma vez que a SICA usa as cores e texturas dos recortes originais para aumentar a vibração de cada tecelagem.
Leia mais em ‘Proudly made in Bangladesh’
CONSCIENTIZAÇÃO E DURABILIDADE +
É super importante para a marca SICA poder contar a história por traz de cada produto antes de chegar as mãos de quem usa.
Contando a história de cada produto com transparência, assim transmitindo o seu modo de produção com confiança, agregando valor a cada design.
Um produto único e funcional para cada um.
Produtos atemporais, desenvolvido para durar e ser usado por anos.